Boas vindas

Sejam bem vindos!

Este blog tem por objetivo prestar auxílio aos interessados em conhecer um pouco a respeito dessa área de estudo tão fascinante que é a Psicopedagogia, compreender como se dá a aprendizagem, bem como, as dificuldades encontradas durante esse processo. Além de sugestões e atividades para a intervenção Psicopedagógica e na sala de Recursos Multifuncionais (AEE).

04/03/2012

Psicopedagogia Clínica X Institucional: qual é a diferença?

Ouvimos muito falar sobre a Psicopedagogia, mas sempre fazemos relação com o atendimento clínico. A verdade é que os cursos de Psicopedagogia formam profissionais aptos para trabalhar tanto na área clínica como na institucional; no caso desta última, trata-se de instituições escolar, hospitalar e empresarial.
Existe alguma diferença na atuação do profissional clínico e institucional, ou é apenas uma questão de ambientes diferentes?Existe sim. O Psicopedagogo clínico trabalha em consultório atendendo crianças, jovens ou adultos, com dificuldades de aprendizagem, tendo a parceria de outros profissionais (Pediatra, Neuropediatra, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Psicomotricista, dentre outros) para o caso de haver necessidade de encaminhamento. Neste caso, o profissional atua em uma linha terapêutica, onde diagnostica, desenvolve técnicas remediativas, orienta pais e professores de forma que seu trabalho seja integrado e não individual.
Já o Psicopedagogo institucional dá assistência aos professores e a outros profissionais da instituição escolar para melhoria das condições do processo de ensino-aprendizagem, assim como para prevenção dos problemas de aprendizagem. Utilizando de técnicas e métodos próprios, possibilita a intervenção Psicopedagógica visando à solução de problemas de aprendizagem em espaços institucionais. Juntamente com toda a equipe escolar procura construir um espaço adequado às condições de aprendizagem e consequentemente evitando comprometimentos.
Dentre suas atribuições destacam-se:

PARTICIPAÇÃO NA DINÂMICA DAS RELAÇÕES DA COMUNIDADE EDUCATIVA A FIM DE FAVORECER O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO E TROCA.


ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS DE ACORDO COM AS CARACTERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS E GRUPOS.

REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL, VOCACIONAL E OCUPACIONAL, TANTO NA FORMA INDIVIDUAL QUANTO EM GRUPO.


CONTRIBUIÇÃO COM AS RELAÇÕES, VISANDO À MELHORIA DA QUALIDADE DAS RELAÇÕES INTER E INTRAPESSOAIS DOS INDIVÍDUOS DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR.


DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS SOCIO-EDUCATIVOS, A FIM DE RESGATAR VALORES E AUTOCONHECIMENTO.

DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PREVENTIVAS, DETECTANDO POSSÍVEIS PERTUBAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM.

Existe alguma semelhança na atuação do profissional clínico e institucional?É claro que existe. Independentemente da área de atuação, o profissional precisa conhecer e compreender como se dá o processo de construção do conhecimento, assim como conhecer as dificuldades de aprendizagem e possíveis formas de intervenção.
Precisa saber até onde pode ajudar e o momento certo para fazer o encaminhamento. Seu trabalho nunca é individual; deve buscar constante aprimoramento.


* Em resposta as dúvidas de alguns seguidores.

77 comentários:

  1. olá, sou psicopedagoga seu texto foi bem elaborado amei espero visita-la mais vezes. beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá,me chamo Railane tenho 22 anos e sou estudante de Pedagogia do 6ª periodo , quero muito fazer uma especialização para psicopedagogia mas ainda to indecisa em clinica ou institucional.Gostaria mais de trabalhar em hospital dando assistencia e ajudando as crianças nas dificuldades de seus apreendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Railane, a vantagem é que atualmente os cursos de pós oferecem a Psicopedagogia clínica e institucional ao mesmo tempo, você terá as duas formações. A partir daí, poderá escolher em qual atuará para fazer a Supervisão, que é de estrema importância para sua atuação. Agora, para atuar em Hospital você poderá fazer também a pós em Pedagogia Hospitalar; aconselho a fazer esta primeiro. Mas saiba que é uma área ainda pouco explorada. Boa sorte!!!!!

      Excluir
  3. minha noiva está interessada em fazer psicopedagogia, e gostaria de saber como está o mercado para essa profissão, moramos em guarulhos, ao lado de são paulo, e gostaria da opinião de alguém formado, será que poderiam me ajudar?

    ResponderExcluir
  4. Olá, tem muito campo para a atuação em Psicopedagogia e se sua noiva tiver interesse, com certeza terá grande chance. No entanto, é importante que ela faça tudo de acordo com as exigências, até porque é uma profissão de muita responsabilidade.
    A Psicopedagogia está aguardando o processo de regulamentação; sinceramente não sei se isso ocorrerá, pois existem algumas questões complicadas; mas de qualquer forma é importante que ela siga as determinações, para a qualificação, que constam no projeto de regulamentação: o curso de pós deverá ter 600 horas, com graduação em Pedagogia ou Psicologia; após concluir o curso ela deverá atender com a orientação de uma Supervisora (alguém mais experiente e já tem profissionais que oferecem esse serviço) e se cadastrar na ABPp. Tudo isso para que seja considerada uma profissional preparada para a atuação. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  5. Fernanda Maia González7 de março de 2013 09:22

    Boa tarde Cristiane,



    Sou psicóloga e me formei em 2008, mas atualmente iniciei o curso de Formação em Psicopedagogia no Sedes Sapientiae e preciso para um dos módulo fazer duas perguntas sobre a Psicopedagogia, mas a pessoa não será identificada e poderá ser feito online.

    Agradeceria imensamente se pudesse me ajudar.



    Grata.



    Fernanda Maia González

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda, ajudo sim. Pode enviar as perguntas para meu e mail.
    cricarminati@ig.com.br
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Professora Cristiane, meu nome é Clorivaldo, sou professor de informática a vários anos, mas estou só agora terminando minha primeira graduação (Pedagogia), como trabalho com projetos de inclusão digital e social: adolescentes em riscos, surdos, terceira idade... pensei em fazer uma pós (no segundo semestre) em psicopedagogia, mas ao fazer uma pesquisa no google descobri o curso de Neuropsicopedagogia e segundo uma das instituições que oferece o curso (UNIASSELVIPOS) ele das as habilitações da Psicopedagogia, mas um ênfase em neurociência, isto está correto? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Clorivaldo, a Neuropsicopedagogia estuda o processo de aprendizagem em nosso cérebro, falando de forma objetiva. Aprendemos sobre as funções cerebrais voltadas para a aprendizagem. Tanto nas questões das dificuldades de aprendizagens como deficiências e alguns transtornos. Acredito que seja o ideal em seu caso. A partir do momento que compreendemos como o aluno aprende e quais funções em seu cérebro estão prejudicadas, elaboramos um plano de ação para desenvolvimento ou aprimoramento das mesmas.

      Excluir
  8. Olá Cristine, já tenho graduação em ciencias físicas e biológias e pedagogia...gostaria de fazer psicopedagigia, mas estou sem saber bem a atuação clínica e institucional...ser´que existe algum curso EAD que seja válido? o que vc recomenda? Um abraço Raquel

    ResponderExcluir
  9. Olá, Cristiane!
    Gostaria da sua orientação sobre a pós-graduação em neuropsicopedagogia, pela Prominas (EAD). Ela me habilita a atendimento individual, em clínica multidisciplinar?

    Agradeço antecipadamente,

    ResponderExcluir
  10. Olá, ela dá habilitação sim. Está dentro da carga horária exigida. A questão é que a Neuropsicopedagogia é atual e no momento ela vem para contribuir com as áreas de Psicopedagogia e Educação Especial, dentre outras, ou seja, se você ainda não tem pós em Psicopedagogia talvez seja interessante fazê-la primeiro, pois dependendo da clínica, pode haver essa exigência. No currículo da Prominas você vai perceber que há pouca informação voltada para a atuação Psicopedagógica; esse conhecimento é importante (avaliações, material para intervenção, os tipos de dificuldades)para melhor compreender a criança a ser atendida.
    Quanto mais rica nossa capacitação, melhor profissionais seremos.
    Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela atenção e pelas informações!
      Abraço,

      Excluir
    2. Ola sou graduada em pedagogia e pos graduada psicopedagogia clinica e institucional, ficou procupada com a educacao do nosso pais , cada vez mais dificuldades' e muito triste nao vivenciar esta situacao

      Excluir
  11. Olá Cristiane sou formada em letras, meu sonho era ter feito pedagogia, como não pude fazer pedagogia me indicaram fazer uma pos graduação em psicopedagogia. Pois gosto de trabalhar com crianças. não tenho vontade de fazer nova graduação. o que você me sugere? em minha cidade tem pós graduação em psicopedagogia institucional ead.Obrigado

    ResponderExcluir
  12. A Psicopedagogia institucional é mais voltada para o trabalho com profissionais da educação, não que você não tenha contato com alunos, mas não é o foco principal. Ainda não tem muita procura; já o psicopedagogo clínico tem muito espaço no mercado. É importante lembrar que por ter feito Letras, você não teve alguns conteúdos fundamentais para a compreensão do processo de aprendizagem e por isso você precisará fazer alguns cursos que complementem sua formação. Primeiro faça a pós e de acordo com a necessidade poderá procurar cursos que te auxiliem. É uma área que exige estudo e pesquisa constante, e vale a pena.

    ResponderExcluir
  13. OLÁ Cristiane, sou formada em Pedagogia gostaria de saber se eu fizer uma pos graduação em psicopedagogia clinica poderei montar uma clinica de atendimento e quais as orientações você pode me fornecer? obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Pode montar sua clínica com certeza. Lembrando que é uma área onde exige muito estudo e dedicação. É importante que faça uma pós de 600 horas, pois é a orientação dada pela ABPp; após se formar poderá iniciar os atendimentos (atendendo uma ou duas crianças no máximo), mas com Supervisão, pois a supervisora que te orientará a utilizar testes, recursos, dentre outros. Procure fazer cursos de capacitação sempre e em locais confiáveis, como a Central Didática, Associação Brasileira de Dislexia e outras associações. Você vai conhecer as dificuldades aos poucos e cada caso que atender será uma oportunidade de crescimento, por isso paciência é fundamental nessa profissão.

    ResponderExcluir
  15. Ola estou com uma duvida, sou formada em secretariado executivo bacharel,quero fazer uma pós de psicopedagogia clinica institucional, mas estou muito confusa pelo fato de não ter nada a ver com a área que me formei. Sera que vc poderia me dar um parecer a este assunto? Att, Josiane

    ResponderExcluir
  16. Olá Josiane, não vou mentir, de fato sua atual área não tem relação com a Psicopedagogia e isso complica um pouco. São muitas informações que precisamos ter a respeito do processo de ensino e aprendizagem antes mesmo de cursar a pós; por isso aconselho a fazer a graduação em Pedagogia para após fazer a pós graduação. Sei que parece muito, mas para ser uma profissional capacitada é importante ter essa formação (ou Psicologia). Não desista, vale a pena!!!!

    ResponderExcluir
  17. Na verdade eu fiz o curso mas não atuo na área, atualmente sou dona do lar, para mim agora fazer outra graduação seria mais complicado eu gostaria de saber se eu fizesse a pós em Formação de educador para ensino fundamental se ja é um começo? Att, Josiane

    ResponderExcluir
  18. Com certeza Josiane, já é um começo; você terá uma base sobre os processos de ensino-aprendizagem e poderá estudar e pesquisar por conta própria para aprimorar seus conhecimentos, para após fazer a Psicopedagogia. Depois de ter a formação que deseja (Psicopedagoga), você terá acesso a cursos que te auxiliarão em outras questões.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Cristiane. Eu tenho muita vontade de atuar como psicopedagoga e estou me formando em Gestão de Recursos Humanos. Minha dúvida é fazendo uma pós em Psicopedogogia eu tenho respaudo para atuar na área mesmo não sendo graduada em Pedagogia ou Psicologia. A minha promenira formação foi em magistério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato de você ter se formado em magistério te ajudará muito, com toda certeza; pois você já tem uma base Pedagógica. Além do que, após se especializar em Psicopedagogia você deverá fazer outros cursos e terá a capacitação necessária.

      Excluir
    2. olá sou estudante de Teologia gostaria muito de fazer pós em psicopedagogia clínica onde e como fazer?

      Excluir
    3. Tem várias opções de Faculdades, á distância FMU, Universidade Cruzeiro do Sul, UNIP, Candido Mendes,e presencial também. Você precisa apenas verificar a carga horária e se a habilitação é para clínica ou institucional. Lembrando da importância de fazer outros cursos de aperfeiçoamento,pois como você não fez pedagogia é importante a complementação (cursos, oficinas, etc)Tenho certeza que você vai gostar muito!

      Excluir
  20. Por favor vc tem uma Faculdade que tenha pós graduação de psicopedagogia institucional e clínica EAD para indicar?!Aguardo anciosamente, desde já obrigada

    ResponderExcluir
  21. Você pode encontrar na FMU, Universidade Cruzeiro do Sul, UNIP (apenas a institucional) e na Candido Mendes, todas EAD. Boa sorte!!!!

    ResponderExcluir
  22. Boa noite. Tenho formação magistério, pedagogia e agora vou fazer pós psicopedagogia clinica e institucional, depois desses curso ano que vem pretendo fazer neuropsicopedagogia; você acha que só com essas formações são suficiente para trabalhar em uma clinica ou abrir minha própria; já trabalho como professora ensino fundamental basico a três anos, mas gostaria de abrir e trabalhar em uma uma clinica ;como posso abri uma clinica conforme a lei o tenho que fazer?

    ResponderExcluir
  23. É importante lembrar que antes de começar a atender em consultório é preciso passar por um período de supervisão, onde um Psicopedagogo experiente supervisiona seus atendimentos e esses atendimentos normalmente são voluntários, pois por não ter experiência você não deverá cobrar. É assim que aprenderá como utilizar os testes, o que observar na criança, escolhendo uma linha de atuação de acordo com seu perfil (Psicanálise, dentre outras). Quando o(a) supervisor(a) acreditar que você está preparada aí sim poderá atuar em consultório; o período de supervisão depende de cada um, pode ser 1, 2 ou 3 anos (acredite). É interessante que você trabalhe em um consultório que tenha outros profissionais, como Psicólogos, o que é bem comum atualmente, pois é importante um trabalho em parceria. Para ter sua própria clínica, é preciso ter essa parceria com outros profissionais, por isso demanda tempo. Paciência é a chave. Até mais!!!!

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Vou começar o curso de Psicopedagogia Institucional (EAD pela UNISEB/Coc).Adorei ler suas considerações sobre a profissão e fiquei muito animada com minha nova possibilidade de formação.Muito grata pelas informações e explicações.Um abraço.

    ResponderExcluir
  25. Cristiane, boa tarde!
    Sou graduada em pedagogia e pretendo fazer pós-graduação em psicopedagogia EAD pela Favenorte. Tenho três opções e estou na dúvida. A Faculdade oferece:
    1. "Psicopedagogia e inclusão social"
    2. "Psicopedagogia Clínica com Ênfase em Neurociência"
    3. "Psicopedagogia Institucional: Ênfase em educação especial e Inclusiva".
    Trabalho como coordenadora pedagógica em uma instituição de ação social. Muitos dos educandos deste projeto possuem déficits de concentração, de atenção, de aprendizagem, transtorno de personalidade, transtorno bipolar, hiperatividade(em maior ou menor grau...)
    Com o curso pretendo adquirir habilitação para:
    1. ORIENTAR OS EDUCADORES no desenvolvimento de trabalhos com essa multiplicidade de educandos de acordo com as necessidades de cada um.
    2. TRABALHAR DIRETAMENTE COM AS CRIANÇAS na minha instituição.
    3. ATUAR EM CLÍNICAS ESPECIALIZADAS.
    Gostaria de ter uma orientação sua sobre qual curso devo escolher, uma vez que preciso destas três habilitações.
    Desde já, agradeço pela atenção e parabéns pelo seu trabalho. Um abraço.

    ResponderExcluir
  26. Ana, na verdade o ideal seria fazer pós com habilitação em Psicopedagogia Institucional e Clínica, pois assim poderia atuar nas duas vertentes. Porém, dentre as três opções a 2, Psicopedagogia Clínica com Ênfase em Neurociência,te dará um suporte para clinicar, conhecer os processos neurais nas crianças que são seu público alvo e poderá dar orientação aos educadores. Em último caso, faça essa opção e depois complemente com a Institucional.Parabéns pelo seu trabalho!!!!!

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde Cristiane, sou assistente social e queria saber se eu posso fazer uma pós em psicopedagogia clínica e institucional.Me interesso muito pelo assunto e sei que principalmente no ambito da educação podemos ver várias expressões q consequencias da questão social, que pode ser tarabalhado. Aho q uma pós nessa área me ajudaria muito. O que vc acha?? Att Elaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, com certeza sua formação é de grande auxílio. Você pode fazer a pós sim e complementar a parte voltada para o processo de aprendizagem com outros cursos.Com certeza a sua visão de mundo será uma ferramenta de grande importância no atendimento às crianças com dificuldade de aprendizagem que estejam relacionadas ao contexto social.

      Excluir
    2. oi Cristiane estou terminando serviço social e pretendo fazer a pos em Psicopedagogia Institucional e clinica, vc me aconselharia??

      Excluir
    3. Maristela faça a pós e aproveite ao máximo; depois que terminar vai fazendo cursos voltados para dificuldades de aprendizagem e comece atendendo uma criança, sendo supervisionada. Aos poucos você terá maior segurança e poderá atender um número maior de crianças, até ser liberada da supervisão. O curso de serviço social te dá uma visão privilegiada que na hora de conhecer a história da criança te auxiliará muito. Boa sorte!!!!

      Excluir
  28. Olá, Cristiane! Gostaria de saber se uma pós-graduação em neuropsicopedagogia (600hs) totalmente à distância me habilita a atendimento clínico? Ouvi dizer que a pós totalmente à distância habilita somente a atendimento institucional, será que procede essa informação?
    Agradeço imensamente a sua atenção!
    Abraços,
    Cladia

    ResponderExcluir
  29. Olá, na verdade o que vai habilitá-la para o atendimento clínico é a supervisão. Ainda que o curso à distância não exija estágio, pois normalmente quem cursa Neuropsicopedagogia já tem a habilitação em Psicopedagogia, é imprescindível iniciar os atendimentos com a supervisão de um profissional qualificado. Dessa forma você terá a experiência prática necessária.

    ResponderExcluir
  30. Obrigada pelo retorno!

    E se for uma pós em psicopedagogia clínica, totalmente on line, 600hs também... Se for feita a supervisão com um profissional qualificado, ela será válida da mesma maneira, correto?
    Obrigada mais uma vez, você tem me ajudado bastante!
    Abraço,
    Claudia

    ResponderExcluir
  31. É isso mesmo Claudia, desde que o curso seja aprovado pelo Mec. Beijos

    ResponderExcluir
  32. Olá Cristiane, meu nome é Eliomar, fiz curso de letras e com as aulas de psicologia da educação despertou-me o interesse em fazer o curso de psicopedagogia, quero atuar na área clinica preferencialmente e gostei muito de suas orientações. Pergunto :
    - Você conhece a UNINTER é confiável, tem bom conceito, me ajude .
    Obrigado !

    ResponderExcluir
  33. Olá Eliomar, infelizmente eu não conheço, mas fiz uma pesquisa e encontrei a UNINTER em Curitiba, é isso mesmo? Bom, a faculdade é reconhecida, mas não consta pós em Psicopedagogia. Você pode entrar em contato com eles para maiores esclarecimentos. Lembrando que o ideal é fazer o curso presencial com estágio para te dar uma base melhor. Se for Ead com o estágio tb é válido. Espero ter ajudado! Até mais...

    ResponderExcluir
  34. olá Cristiane, sou Ismael fiz pós graduação em psicopedagogia clínica no total de 420 horas, incluindo estagio, pois a faculdade só oferece essa carga horária, preciso fazer complementação?

    ResponderExcluir
  35. Ismael, por enquanto não é necessário. Uma questão que será avaliada é o fato de exigirem (assim que for regulamentada) 600hs, no entanto os cursos de pós oferecerem 360 ou 420h. Acredito que após a regulamentação é que os cursos irão de adequar. Por enquanto o projeto de lei foi aprovado e vamos aguardar. Alguns municipios estão abrindo concurso para Psicopedagogo e ainda pedem especialização a partir de 360hs. Então fique tranquilo. Até mais...

    ResponderExcluir
  36. Olá Cristiane! sou Elisabete,possuo Licenciatura em Ciências Biológicas com habilitação em Biologia,me interesso muito pela pós em psicopedagogia e, gostaria de saber se obrigatoriamente preciso fazer pedagogia ou se a minha formação já contribui ? e, no meu caso, o que seria mais indicado? a institucional ou a clínica? Como é o campo de trabalho?Tenho preferência pela clínica. Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  37. Elisabete, por enquanto não há exigência da graduação em Pedagogia, você pode sim fazer a pós, inclusive a Institucional e Clínica ao mesmo tempo (carga horaria de 660hs). A preocupação é o fato de que na Pedagogia aprendemos sobre o desenvolvimento da criança, os processos de aprendizagem, as fases de escrita, dentre tantos outros temas, o que significa que você deverá fazer a pós se aprofundando nesses temas e fazer cursos para melhor compreensão. Basta comprometimento e dedicação que você chega lá. Há muito campo atualmente, e por isso é importante aproveitar o momento. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  38. Ola Cristiane, sou graduada em series iniciais do ensino fundamental, e tenho pós-graduação em psicopedagogia institucional. Gostaria de saber se essa pós graduaçao me qualifica para atuar em series iniciais do ensino fundamental. Desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  39. Olá, como Psicopedagoga institucional você poderá atuar em qualquer nível de ensino, seja escola de Ed. Infantil, Fund I ou até Fund II. O ideal é que você procure o que tem mais a ver com sua capacitação e que se sinta mais segura.

    ResponderExcluir
  40. Olá Cristiane, boa noite! Querida preciso tirar uma dúvida. Conclui o curso de pós graduação em Lato Sensu, nível de especialização em Psicopedagogia com carga horária de 660h com as seguintes disciplinas: Didática do Ensino Superior: 60h, Distúrbios da Aprendizagem: 60h, Estágio Supervisionado: 300h, Metodologia do Trabalho Científico: 60h, Psicanálise e Educação: 60h, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem: 60h e Teorias Psicopedagógicas: 60h. Você sabe me dizer se esta pós que fiz é clínica e institucional? Pois no Certificado está apenas como informei acima: Pós Graduação em Lato Sensu, nível de especialização em Psicopedagogia. Com essa carga horária posso clinicar na escola em que trabalho? O que você me orienta? Desde já agradeço o seu apoio.

    ResponderExcluir
  41. Olá Cristiane, boa noite! Querida preciso tirar uma dúvida. Conclui o curso de pós graduação em Lato Sensu, nível de especialização em Psicopedagogia com carga horária de 660h com as seguintes disciplinas: Didática do Ensino Superior: 60h, Distúrbios da Aprendizagem: 60h, Estágio Supervisionado: 300h, Metodologia do Trabalho Científico: 60h, Psicanálise e Educação: 60h, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem: 60h e Teorias Psicopedagógicas: 60h. Você sabe me dizer se esta pós que fiz é clínica e institucional? Pois no Certificado está apenas como informei acima: Pós Graduação em Lato Sensu, nível de especialização em Psicopedagogia. Com essa carga horária posso clinicar na escola em que trabalho? O que você me orienta? Desde já agradeço o seu apoio.

    ResponderExcluir
  42. Olá Profª Rô, normalmente quando diz pós em Psicopedagogia é porque dá habilitação para as duas,Clínica e Institucional; mas é simples esclarecer a dúvida, entre em contato com a pós e converse com a Coordenação, ou entre no site da Faculdade, onde fala sobre os cursos,que lá terá os objetivos e habilitação. Com essa carga horária você pode clinicar sim; mas lembre que precisará do auxílio de um profissional experiente para te supervisionar. Boa sorte!!!!

    ResponderExcluir
  43. Obrigada pelo esclarecimento Cristiane! Tudo de bom para você! Beijos!

    ResponderExcluir
  44. Boa Tarde!
    Oi Cristiane, Boa Tarde! Sou formada em Letras, atuava em RH na parte de treinamento, mas há 4 meses estou dando aulas e quero continuar na área educacional. Me interesso muito pelo curso de Psicopedagogia, pois sei que abrange tanto escola , como empresa . Tenho uma dúvida. Em minha cidade, tenho duas instituições que fornecem a Pós em Psicopedagogia. Uma é a UNIP com curso semipresencial focada em Psicopedagogia Institucional , com duração de 6 meses (aula semanal) . A outra é a FAMERP, com duração de 24 meses (Aula quinzenal) e presencial, focada em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Hoje minha condição financeira condiz com a formação Institucional, porem tenho medo de me arrepender , pois na UNIP não tem estagio supervisionado na área Clinica. Você sabe se posso agora fazer a Institucional e depois fazer a Clínica somente das disciplinas faltantes para concluir essa especialização? Outra dúvida, você conhece a Pós da UNIP? Tem boas referências nessa área? Abaixo segue a programação deles:
    Interativo – EAD

    Fundamentos da Psicopedagogia Institucional: Conhecimento e Aprendizagem
    Neurociência e Psicopedagogia: Educação Especial e Inclusão
    Psicologia do Desenvolvimento: Aprendizagem, Não-Aprendizagem e Dinâmica das Relações Familiares
    Diagnóstico, Intervenção e Orientação Psicopedagógica

    Presencial
    Estratégias de Ensino e Aprendizagem
    Gestão da Educação na Escola e na Empresa: Avaliação de Currículos e Programas
    Linguagem, Aquisição da Escrita e Construção do Conhecimento Lógico-Matemático
    Metodologia Científica
    Carga horária total: 384 horas

    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  45. É complicado Lu Aguera, a UNIP é muito boa sim, mesmo na modalidade EAD, e você pode cursar a Institucional e depois a Clínica sim, mas dificilmente terá eliminação de matéria. Então, faça a Institucional e quando puder procure a Clínica com duração de 1 ano. A Institucional já te dará habilitação para RH, e prestar concurso para Instituições de ensino, que é seu maior interesse. Você está no caminho certo. Até mais!!!!

    ResponderExcluir
  46. Muito Obrigada Cristiane me ajudou muito! Só mais uma dúvida, pelo que li nos comentários acima, mesmo só com a Institucional, posso atuar em uma clínica, desde que acompanhada por uma supervisora, esta correto ou não, só atuo em escola e empresa?...Obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
  47. Infelizmente não Lu. A Institucional não dá habilitação para a área clínica; a Clínica é mais específica; mas te dará habilitação de atuar em instituições de ensino, na orientação aos educadores, comunidade e elaboração de estratégias de ensino para os alunos com dificuldade, mas sem atendê-los ou diagnosticá-los diretamente.
    Qualquer dúvida estou á disposição.

    ResponderExcluir
  48. Olá Cristiane,
    Boa tarde!

    Sou licenciada em Letras, mas me matriculei na Pós em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar e começo ainda esse ano, Lendo seus posts acima pude observar que você sempre recomenda, para quem não é Pedagogo e quer fazer essa pós, em fazer cursos.
    Você poderia me orientar os cursos que poderei estar fazendo para me aperfeiçoar? Não quero ser mais uma Psicopedagoga, quero fazer a diferença e me aprofundar nesse assunto para tratar bem as pessoas que irei atender, e para isso preciso de conhecimento.
    Eu já trabalho com Projetos Sociais e estou disposta a aplicar todo meu conhecimento nesses projetos também. Quero iniciar esses cursos e oficinas em fevereiro de 2014, você poderia me indicar algum curso?

    Agradeço imensamente sua Orientação.

    Uiara

    ResponderExcluir
  49. Parabéns Uiara, é isso mesmo!!!! Qualquer um pode ter o certificado de Psicopedagoga, mas ser Psicopedagoga vai além do papel.
    Procure sempre fazer cursos em locais que possam te dar suporte e bom embasamento, pois atualmente vemos muitos cursos ministrados por profissionais que não tem a prática real. Por isso, uma dica é procurar as associações que sempre oferecem cursos ministrados por profissionais capacitados.
    Temos a Associação Brasileira de Dislexia http://www.dislexia.org.br/, a de Déficit de atenção www.tdah.org.br/‎ e outras tantas que você encontrará facilmente pelo Google; lembrando que cada Estado tem sua associação, então você poderá fazer os cursos tranquilamente.
    Caso você more na Cidade de São Paulo tem a Central Didática, com cursos, supervisão e material. Inclusive você poderá fazer cursos com a Edith Rubinstein, fundadora da ABPp e um grande nome na Psicopedagogia. Vale a pena, muita gente vem de outros Estados para fazer os cursos oferecidos na Central Didática. http://www.centraldidatica.com.br/.
    É claro que temos cursos em EAD que também dá um bom embasamento teórico, não podemos descartá-los, desde que sejam reconhecidos; muitos têm o preço bem acessível (veja o site www.psicopedagogavaleria.com.br ). Aliando cursos teóricos e práticos você com certeza se sairá muito bem.

    ResponderExcluir
  50. Olá! Sou formada em Serviço Social e gostaria de fazer uma pós graduação em psicopedagogia clínica e institucional, você acha que minha área de formação tem a ver com essa pós? Ou você cha que devo fazer uma faculdade de pedagogia primeiro. Outra questão que me preocupa é a supervisão para adquirir experiencia será que a pós inclui essa supervisão? E se não inclui como procedo para arrumar um profissional que querira me supervisionar! Desde já agradeço pela resposta!

    ResponderExcluir
  51. Na verdade tudo depende de seu comprometimento e empenho. Eu sempre vou dizer que a Pedagogia te dá todo o suporte necessário para ser Psicopedagoga, pois está relacionada diretamente à aprendizagem. No entanto, você pode sim fazer a pós sendo formada em serviço social, basta se dedicar e fazer outros cursos que te auxiliem nos atendimentos. Quanto a supervisão, a pós pode até indicar alguém, mas não está incluído no curso, já que você deverá fazê-la após se formar. Vou indicar dois sites que além de cursos oferece supervisão e materiais.
    www.psicopedagogavaleria.com.br
    www.centraldidatica.com.br

    ResponderExcluir
  52. Fiz magistério .E terminei agora a minha faculdade de serviço social.Quero saber se posso fazer pós graduação em psipedagogia. Nilceia Queiroz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilceia acredito que por ter feito magistério você pode cursar a pós sim. Até alguns dias atrás diria sem dúvida que pode, no entanto surgiram novas informações a respeito da regulamentação da Psicopedagogia. Eles estão pedindo Pedagogia, Psicologia ou uma Licenciatura; na dúvida acesse o link: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ultimasnoticias_geral/33,104,33,80/2014/02/05/ensino_ensinosuperior_interna,411369/senadores-aprovam-regulamentacao-da-profissao-de-psicopedagogo.shtml#.UvPi_lEHYvg.gmail

      Excluir
  53. Moro em cachoeiro espirito santo, gostaria de saber se vc sabe algum curso de pós EAD de confiança aqui. E gostaria também de saber qual a diferença de psicopedagogia e psicopedagogia instucional. Qual dos dois eu posso fazer?

    ResponderExcluir
  54. Bom você pode cursar tanto a clínica como a institucional, vai depender de qual área prefere atuar. O texto apresentado acima poderá esclarecer suas dúvidas sobre a diferença entre as duas. Com relação a pós em EAD, não conheço no Espirito Santo, mas por ser EAD você pode fazer pós em qualquer local do Brasil, a Cândido Mendes é uma opção; no entanto na Psicopedagogia Clínica há necessidade de fazer estágio e por isso acredito que não tenha cursos totalmente á distância. Recentemente foram publicas novas informações que poderão esclarecer suas dúvidas, acesse o link: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ultimasnoticias_geral/33,104,33,80/2014/02/05/ensino_ensinosuperior_interna,411369/senadores-aprovam-regulamentacao-da-profissao-de-psicopedagogo.shtml#.UvPi_lEHYvg.gmail

    ResponderExcluir
  55. Sou Assistente Social e vou fazer pós em psicopedagogia institucional, terei dificuldadepara atuar na area?

    ResponderExcluir
  56. Olá, dificuldade todos nós encontramos, mas com dedicação e constante capacitação é possível fazer um bom trabalho. Peço que acesse informações nesse endereço, pois devido a regulamentação ocorreram algumas mudanças. Até então, qualquer profissional poderia atuar nessa área, mas agora estão indicando para Pedagogos e Psicólogos ou com licenciatura. http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ultimasnoticias_geral/33,104,33,80/2014/02/05/ensino_ensinosuperior_interna,411369/senadores-aprovam-regulamentacao-da-profissao-de-psicopedagogo.shtml#.UvPi_lEHYvg.gmail

    ResponderExcluir
  57. Sou graduada em história posso fazer pos em psicopedagogia ?

    ResponderExcluir
  58. Olá, pelo que entendi, quem tem Licenciatura pode fazer a pós sim; lembrando que o curso deverá ter a carga de 600h.

    ResponderExcluir
  59. quero saber se posso realizar o curso em psicopedagogia pois sou Bióloga, leciono a 3 anos, e por favor me indique uma faculdade que posso realizar a institucional e clínica junto.. grata Cely

    ResponderExcluir
  60. Olá Cely, acredito que por ser licenciada você possa fazer a pós sim. Existem várias faculdades que oferecem os cursos, mas depende da região em que vc mora, você pode se informar na UNIP, UNINOVE, FMU, ANHANGUERA, enfim são muitos os cursos e por isso aconselho a verificar em sua região. Lembrando que deve ter a carga horária de 600h.

    Para esclarecimento acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ultimasnoticias_geral/33,104,33,80/2014/02/05/ensino_ensinosuperior_interna,411369/senadores-aprovam-regulamentacao-da-profissao-de-psicopedagogo.shtml#.UvPi_lEHYvg.gmail

    ResponderExcluir
  61. Olá professora!
    Gostaria de desfazer uma dúvida. .. sou licenciada em geografia, e tenho mta vontade de fazer o cursi de psicopedagogia clínica e institucional. Gostaria de trabalhar em instituicoes e tb atender em consultorio... com esa pós eu conseguiria? É necessario algo além da pós para que eu consoga meu objetivo? Vi em suas postagens que é necessaria uma carga horária de 600 hrs e, vi que a UNINTER oferece essa carga horária. Seria uma boa opção ? Espero anciosa por sua resposta. Abço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilia, você pode fazer a pós sim e precisará de cursos de capacitação como em qualquer outra profissão, conforme surgirem novos temas e informações você irá se atualizando. Se a UNINTER oferece o curso com a carga horário necessária, com certeza é uma boa opção.
      Boa sorte!!!

      Excluir
  62. Olá, Cristiane.
    Primeiro gostaria de parabenizar pelas informações. Acredito que tenha ajudado muitas pessoas, assim como eu.
    Você poderia me dizer qual o melhor profissional apto a fazer a supervisão? Poderia eu, como psicopedagoga ser supervisionada por um psicologo especialista em psicanalise, ou precisaria ser um profissional competente restritamente na psicopedagogia?

    Grata,
    Caroline

    ResponderExcluir
  63. Olá Caroline, é preciso que seja um profissional experiente em Psicopedagogia, pois é ele quem vai te orientar nas questões voltadas para aprendizagem. Lembrando que não trabalhamos com questões emocionais e sim fazemos parceira com esses profissionais.

    ResponderExcluir