Boas vindas

Sejam bem vindos!

Este blog tem por objetivo prestar auxílio aos interessados em conhecer um pouco a respeito dessa área de estudo tão fascinante que é a Psicopedagogia, compreender como se dá a aprendizagem, bem como, as dificuldades encontradas durante esse processo. Além de sugestões e atividades para a intervenção Psicopedagógica e no Atendimento Educacional Especializado (sala de Recursos Multifuncionais).


24 de jan de 2012

Sugestões para intervenção

Letras móveis (mesmo a criança que apresenta movimentos limitados, para a escrita, pode ser alfabetizada; neste caso o uso da tecnologia também é uma boa estratégia)



Sopa de letrinhas
Memória sequencial (também para o conhecimento das cores e figuras geométricas)





Jogos voltados para a alfabetização (desde que a criança esteja pronta para ser alfabetizada, ou seja, tenha desenvolvido as habilidades motoras e cognitivas necessárias para tal)



Atividades de pintura, com recursos variados, para conhecimento das cores, incentivo à criatividade, desenvolvimento das habilidades motoras manuais, atenção e concentração


Jogo (quebra-cabeça) para atenção, concentração e raciocínio

Jogos de encaixe para desenvolvimento das habilidades motoras manuais


Jogo para discriminação de semelhanças e diferenças, atenção, concentração, memória e ampliação de repertório


Jogos de tabuleiros, que atualmente podem ser substituídos por cartas

Esses jogos devem ser utilizados levando em consideração o nível cognitivo da criança e sua necessidade; são fantásticos, pois auxiliam no raciocínio lógico e dedutivo, atenção, concentração, memória, comunicação, leitura e compreensão, soluções de questões do cotidiano, interação com o grupo dentre outros.

2 comentários:

  1. ola gostei muito do seu blogger CRISTIANE CARMINATI tenho um filho com dificuldades em aprender eu ainda não conseguie leva-lo a uma equipe para avaliar o crau de sua dificuldade eu lendo materias acho que ele se encaixa em quase tudo que é relatado sobre a dislexia.porem aqui em angra dos reis muito dificil ate um fonaudiolgo que possa acompanhar e me dar uma ajuda.eu venho tentando pelo sus sistema unico de saude e nada ate hoje.vou continuar tentando meu sonho ver meu filho lendo entendendo um livro sozinho.obrigada por postar assuntos tão importantes.abraço ELIZA

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliza, parabéns! Não desista e continue auxiliando seu filho.
    Uma sugestão é procurar uma Psicopedagoga, pois ela terá contato com outros profissionais e poderá ajudá-la. Primeiramente fará uma avaliação para verificar se de fato há suspeita de dislexia e te orientará. Se ele pelo menos for acompanhado por uma Psicopedagoga até você conseguir levá-lo a outros profissionais, já é um ganho.

    ResponderExcluir