Boas vindas

Sejam bem vindos!

Este blog tem por objetivo prestar auxílio aos interessados em conhecer um pouco a respeito dessa área de estudo tão fascinante que é a Psicopedagogia, compreender como se dá a aprendizagem, bem como, as dificuldades encontradas durante esse processo. Além de sugestões e atividades para a intervenção Psicopedagógica e no Atendimento Educacional Especializado (sala de Recursos Multifuncionais).


2 de set de 2010

Alfabetização Fônica

Trabalhei alguns anos com a alfabetização fônica e apesar de ser um processo mais lento é muito mais eficaz, uma vez que a criança aprendendo a distinguir os fonemas dificilmente apresentará dificuldades no processo de alfabetização.
Recentemente fiz um curso sobre consciência fonológica, já havia feito outro há alguns anos, e mais uma vez fiquei encantada. Com certeza este método não somente deve ser utilizado em sala de aula, mas como forma de intervenção para crianças que apresentam dificuldades na lectoescrita.
Trabalhando de forma lúdica e sistemática o método constrói uma aprendizagem sólida e progressiva, elevando a auto-estima e proporcionando prazer ao descobrir esse mundo.
Seguem algumas atividades que acredito serem muito úteis na clínica Psicopedagógica.






















5 comentários:

  1. Também acredito no método fônico, mas não tinha as boquinhas, agora com seu blogger posso tê-las. Obrigada. Vanusa

    ResponderExcluir
  2. Oi!você sabe me informar quem é o autor dessa cartilha? usei ela no meu estagio de psicopedagogia e agora preciso do autor para colocar nas referencias.

    ResponderExcluir
  3. Olá, o livro é Alfabetização e Reabilitação pelo Método das Boquinhas e a autora é Renata Savastano R. Jardini.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  4. Desde que conheci o seu blog, não paro de acessá-lo pois é rico e cheio de informações com orientações fundamentais para o desenvolvimento do nosso trabalho com alunos com deficiência. grato.

    ResponderExcluir
  5. Oi Cristiane,maravilhoso seu blog.Encontrei aqui atividades que estava procurando.
    Um grande abraço!
    att; Tania

    ResponderExcluir