Boas vindas

Sejam bem vindos!

Este blog tem por objetivo prestar auxílio aos interessados em conhecer um pouco a respeito dessa área de estudo tão fascinante que é a Psicopedagogia, compreender como se dá a aprendizagem, bem como, as dificuldades encontradas durante esse processo. Além de sugestões e atividades para a intervenção Psicopedagógica e no Atendimento Educacional Especializado (sala de Recursos Multifuncionais).


10 de abr de 2010

Condições para a aprendizagem

O processo de aprendizagem é muito mais complexo do que parece; não está somente voltado às funções cerebrais e sua relação com o processo cognitivo, mas também com a forma particular de processamento de informação, que depende da estrutura cerebral e da estrutura psíquica, mais conhecida por estrutura afetiva.
Na verdade o termo psíquico ou afetivo é utilizado para explicar que cada ser tem uma forma de aprender, de conhecer, de compreender, de interpretar, ou seja de ver o mundo. Esta forma é influênciada por questões emocionais e pela genética.
O desenvolvimento do cérebro e da mente se dá a partir das experiências vividas. Desde o nascimento fazemos parte de um mundo já organizado, com suas normas sociais e sua história e é nesta interação com o meio que construímos, estruturamos e reorganizamos nossa aprendizagem; porém isto só ocorrerá na presença de condições adequadas.
E quais seriam essas condições?
Essas condições estão ligadas a fatores externos, como os aspectos sociais relacionados à família, amigos e escola (incluindo a metodologia utilizada por esta), e aos fatores internos do indivíduo, os quais estão relacionados ao desenvolvimento dos processos neuropsicológicos, conforme veremos a seguir:

PROCESSOS NEUROPSICOLÓGICOS
  • Gnosias ou processamento perceptivo: reconhecimento de um objeto de forma sensorial (visual, olfativo, auditivo, tátil).
  • Praxias ou processamento psicomotor: execução de atos voluntários aprendidos durante a vida (comer, vestir, escrever, caminhar, etc.). O processamento psicomotor se dá em três dimensões.
    -Motora - equilíbrio, tonicidade, controle e dissociação de movimentos.
    -Cognitiva - noção de tempo e espaço.
    -Afetiva - está relacionada a forma como cada um aprende.
  • Atenção
  • Memória
  • Linguagem

    Quando falamos em aprendizagem precisamos sempre levar em consideração: "com o que se aprende", "quem aprende", "como se aprende" e "o ambiente no qual se aprende".
    Basta o desequilíbrio em uma dessas situações para que se instalem problemas durante o processo de aprendizagem.

    Referência:Dificuldades de aprendizagem, detecção e estratégias de ajuda.
    Autoras: Ana Maria Salgado (Psicóloga)
    Nora Espinosa Terán (Psicóloga)

2 comentários:

  1. Muito legal estas imagens, em algumas é necessário um tempo maior para perceber a imagem de fundo! Só que duas eu não consegui =/
    Parabéns pelo Blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa amiga como vc está chique heim?!!!
    Parabéns pelo blog, achei muito interessante...Pode ter certaza que vou começar a utilizá-lo...Agumas atividades serão úteis para os alunos com dificuldades...
    Adorei as imagens do final do blog, só não consegui a do sapo!!!
    Será que tenho algum transtorno????rs,rs.
    bjus, Silvia Pelizaro

    ResponderExcluir